LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

Sua função é oferecer proteção adequada a todo sistema de arrefecimento contra corrosão, lubrificação da bomba d`água, evitar a formação de espuma, elevar o ponto de ebulição e baixar o ponto de congelamento da água.O sistema de arrefecimento é abastecido com uma mistura de água mais o aditivo apropriado. A proporção da mistura varia entre 40% a 50% , dependendo da especificação do motor.Um sistema devidamente pressurizado e com a mistura adequada de aditivo mais água, tem seu ponto de ebulição elevado para aproximadamente 190ºC.



Condução Elétrica da Água

Dentre as propriedades da água, uma delas é a de possuir a capacidade de conduzir eletricidade. Dependendo dos tipos de minerais que naturalmente estão contidos na água, essa propriedade de conduzir eletricidade pode ser maior ou menor.



Verificação da Condução Elétrica do Líquido de Arrefecimento

Com o motor frio, verificar a tensão existente no líquido de arrefecimento.



Ligação elétrica

a. Ponta de prova POSITIVO ao terminal NEGATIVO da bateria.

b. Ponta de prova NEGATIVO no líquido de arrefecimento

c. O valor encontrado não poderá ser superior a 0,3 Volts.

d. Acidez ou Alcalinidade do Líquido.



A água é neutra por natureza, mas existe uma grande possibilidade de ao ser misturada a outro elemento, vir a se tornar ácida ou alcalina.Quando o pH de uma solução é alterado, ela também passa a ter sua capacidade de transportar corrente elétrica alterada. Isto fará com que seja criada no ambiente em que ela atua, condições mais favoráveis a eletrólise (corrosão galvânica). Essa eletrólise terá uma intensidade maior ou menor, assim como a condução de corrente elétrica, em função do pH momentâneo dessa solução e dos elementos metálicos que se misturam a ela.



O pH do Líquido de Arrefecimento: O líquido de arrefecimento pode ser ácido ou alcalino.

O pH ideal deve estar entre: 7,5 a 8,5 na temperatura ambiente e 8 a 9 na temperatura ideal de funcionamento do motor.

Potencial Hidrogeniônico (pH): 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

soluções ácidas / neutra / soluções alcalinas

Valores acima de 0,3 Volts indicam que o sistema de arrefecimento precisa ser lavado de imediato.



Solução Alcalina

Uma solução alcalina facilita a eletro-decomposição (corrosão galvânica), de alguns componentes fundidos em alumínio e que contenham cobre na sua composição. A solução alcalina pode retirar eletricamente essas partículas de cobre existentes no alumínio e as eletro-depositar em outro componente receptivo ao cobre, ou fará com que esse material se misture com a solução, fazendo parte dela.



Solução Ácida

Uma solução ácida pode facilitar a eletro-decomposição (corrosão galvânica), de materiais com liga de ferro e os eletro-depositar em outros componentes de material receptivo, ou fará com que esse material se misture a solução, dando-lhe uma cor de ferrugem.