Tudo sobre correia dentada!

A correia dentada é um componente de vital importância para o funcionamento do motor e muitas vezes é esquecida. Quando ela arrebenta, os prejuízos são grandes.

A correia dentada - feita de borracha - é responsável por manter a sincronia entre o virabrequim - que transfere a força do motor às rodas - e o comando de válvulas, responsável pela entrada e saída de gases no cilindro.

Quando a correia se parte, esta sincronia é quebrada e o pistão - comandado pelo virabrequim - atinge a válvula, que geralmente está aberta e com sua cabeça dentro do cilindro. Os danos podem se estender ao próprio comando de válvulas, aos tuchos - que comandam a abertura e o fechamento das válvulas - e podem até danificar as bielas do motor.

Quando acontece o rompimento da correia, 99% dos casos, as válvulas se entortam causando um enorme prejuizo tendo que inclusive levar o cabeçote à retifica para nova manutenção.

custo pode variar a cada motor, dependendo inclusive da quantidade de válvulas, 8v ou 16v.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NYHco-G79O0