TUDO SOBRE PNEUS

A parte lateral do pneu contém tudo aquilo que precisa saber
Define a utilização correta do pneu.
No caso da ilustração estamos falando de um pneu (175/70/13)
175 - Largura de secção do pneu em milímetros (175 mm);
70 - Percetual da altura da secção em relação a largura, também chamada de Relação de aspecto (70% da largura)
R - Construção Radial.
13 - Diâmetro total do aro em polegadas (13 polegadas)
P- Significa que é um pneu para veiculo de passageiros.
LT- Significa que é para camionetas.
R -Significa radia, denominando a carcaça. As telas são camadas de tecidos que constituem a carcaça do pneue o atravessam radialmente, de talão a talão.
B- indica que o pneu é de construção diagonal, ou seja, a carcaça atravessa o pneu diagonalmente, de talão a talão, alternando as telas de tecido de direção, de modo a se reforçarem uma à outra.
Indice de carga- Indica a carga máxima, em libras, que um pneu pode suportar quando tem a pressão correta. A indicação da carga máxima, em libras e quilogramas, encontra-se também noutra parte do flanco.
Indice de velocidade -Indica a velocidade de utilização máxima de um pneu. H indica que o pneu tem uma velocidade de utilização máxima de 130 mph. Tenha em atenção que este índice diz apenas respeito à capacidade de velocidade do pneu, não sendo uma recomendação para exceder os limites de velocidade máxima impostos por lei. Conduza sempre dentro dos limites de velocidade permitidos.
DOT -Significa que o pneu está em conformidade com todas as normas de segurança aplicáveis, estipuladas pelo Departamento de transportes norte-americano (DOT). Junto a esta indicação encontra-se a identificação ou UTQG Significa Uniform Tire Quality Grading, um sistema de classificação da qualidade desenvolvido pelo Departamento de transportes norte-americano (DOT). Para mais informações sobre UTQG, consulte 'Classificação de pneus'.
Durabilidade x topografia:
O pneu, de modo geral, não tem um prazo de validade estipulado. Contudo, é sabido que a borracha tende a perder sua qualidade com o passar do tempo. O mais comum é o ressecamento e o surgimento de rachaduras. É por isso que um estepe "nunca rodado" de um carro 1995, por exemplo, pode não ser confiável. Pelas vias de regras, um pneu deve aguentar entre 40 mil e 100 mil km, dependendo da potência e do peso do carro, do tipo de condução e dos cuidados do usuário, além do uso, que pode ser fora-de-estrada, esportivo, urbano, rodoviário, entre outros. A durabilidade também pode variar de maneira importante em função da topografia da cidade. Para uma cidade como São Paulo, os pneus podem durar entre 70 mil km e 100 mil km, enquanto para uma cidade com topografia irregular como Belo Horizonte, os pneus podem durar entre 40 mil km e 50 mil km. Ou seja, a recomendação dos especialistas é que o veículo seja revisado por um profissional capacitado no máximo a cada 10 mil km. Pneus em cidades com topografia irregular têm menor durabilidade. Estepes têm que rodar para não ressecar.
Rodízio de pneus:
O balanceamento e o alinhamento dos pneus devem ser feitos a cada 5 mil km. Já o rodízio de pneus é recomendável a cada 10 mil km. Essa troca tem como objetivo manter o mesmo nível de desgaste de todos os pneus, garantindo assim um equilíbrio na estabilidade e na aderência do veículo em piso seco ou molhado. Os pneus dianteiros e traseiros dos veículos trabalham com cargas, esterçamento e frenagens diferentes, ocasionando desgastes diferentes. Para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus, é essencial fazer o rodízio conforme a recomendação do fabricante quanto à quilometragem e à disposição dos pneus no rodízio.
Pressão sob controle:
É bom lembrar que a pressão correta é a alma dos pneus. Dentre inúmeras finalidades, a pressão adequada é importante pelos seguintes fatores:
* Garante a segurança e mantém a estabilidade durante a rodagem do veículo.
* Aumenta a durabilidade. Pneus com pressão 20% abaixo do recomendado reduzem sua vida útil em torno de 30%.
* Economiza combustível. Pressões em torno de 20% abaixo do recomendado podem aumentar o consumo de combustível em até 3%.
Calibragem, alinhamento e balanceamento:
Calibrar os pneus a cada 15 dias quando estiverem frios, ou seja, com no máximo três quilômetros rodados. A pressão ideal está no manual do fabricante ou na porta do motorista. O alinhamento deve ser realizado sempre que o motorista sentir que o veículo está com um comportamento inadequado, ou seja, puxando para um dos lados. O balanceamento deve ser feito sempre que se perceber alguma trepidação no volante. Rodas corretamente balanceadas ajudam a minimizar o desgaste desigual e estender a vida útil dos pneus. Quando as rodas são balanceadas - normalmente a cada 10 mil km -, recebem pequenas peças de chumbo para deixar seu peso uniforme. Os pneus e as rodas devem ser balanceados quando for feito rodízio de pneus e após a colocação de pneus novos.
Meia vida:
Quando a profundidade dos sulcos estiver com aproximadamente 3,5 mm, popularmente chamado por pneu "meia vida", o rodízio deixa de ser necessário, pois logo será o momento de fazer a substituição. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o pneu deve ser substituído quando os sulcos atingirem a profundidade de 1,6 mm. Essa medida pode ser detectada quando o desgaste atingir as ranhuras inferiores, indicadas pela sigla T.W.I. (Tread Wear Indicator). Caso haja bolhas ou deformações, o pneu deve ser substituído o quanto antes, independentemente da profundidade dos seus sulcos, pois o pneu está estruturalmente comprometido. Quando temos pneus novos em um eixo e desgastados no outro eixo, teremos um desequilíbrio forte entre as performances. Em caso de montagem de apenas dois pneus novos, estes deverão ser montados no eixo traseiro. Os pneus em melhor estado de uso devem sempre ser montados, devido à estabilidade do veículo, no eixo traseiro. O mais importante de tudo é sempre procurar informação. Nem sempre o que é barato é ruim, mas é bom desconfiar. E lembre-se de manter a pressão correta dos pneus, pois assim você garante boa durabilidade e ainda economiza combustível.
Assista agora reportagens que comprovam e exclarecem tudo.